A evolução contínua das nossas habilidades e a expansão da nossa rede de relações profissionais não devem ser vistas simplesmente como estratégias para alcançar o sucesso mas sim, como imperativos categóricos, elementos verdadeiramente indispensáveis para quem deseja alcançar o sucesso, especialmente neste ambiente de alta competitividade em que as empresas e os profissionais atualmente operam.
Com esta noção, surge com grande clareza, a necessidade premente de reavaliarmos as nossas premissas, de questionarmos e, quando necessário, reinventarmos a nossa própria maneira de perceber o mundo ao nosso redor e a nossa posição dentro dele.
O reinício da nossa perspectiva impõe-se, portanto, como uma resposta lúcida a esta exigência por transformação, apresentando-se não como uma ideia abstrata, mas como uma estratégia concreta, uma ferramenta de inestimável valor para o processo de reinvenção pessoal e profissional.
Com a adoção desta abordagem, somos levados a percorrer trajetórias nunca antes por nós imaginadas e a desbravar caminhos que nos levam a novas formas de crescimento e de realização. Através deste prisma, o mundo revela-se repleto de oportunidades para aprender, evoluir e, sobretudo, para contribuir de forma significativa para o nosso meio, abrindo as portas para uma viagem de descobertas que ultrapassa todos os limites do que julgávamos ser possível.
A Relevância da Mudança de Perspectiva
Ganhar a consciência da urgente necessidade de reavaliarmos a forma como percebemos o ambiente que nos rodeia marca um importante e fundamental ponto de inflexão na nossa vida profissional e na pessoal. Esta tomada de consciência leva-nos a questionar e, se necessário, a alterar a nossa perspectiva, criando o desafio de ultrapassar os obstáculos construídos pelas nossas próprias mãos, ainda que, de forma inconsciente. Ao mudarmos o nosso ponto de vista, não vamos estar simplesmente a ajustar o foco através do qual vemos o mundo.
Estamos, na verdade, a iniciar um processo revolucionário com o poder de expandir os limites do que julgamos ser alcançável e a levantar o véu de um leque de habilidades e de competências que jaziam adormecidas dentro de nós próprios e também realiza o convite à exploração do nosso potencial.
As inúmeras histórias de pessoas que desafiaram o status quo, que se recusaram a aceitar o convencional como algo inalterável e que se aventuraram para além dos limites do que era tradicionalmente aceite, são fontes de enorme inspiração. Estes relatos, mais do que simples narrativas acerca da audácia em repensar a própria existência, mostram de forma concreta a realidade de um potencial praticamente ilimitado que se desdobra diante de nós quando ousamos questionar e reformular as nossas mais profundas crenças.
Aprendizagem Contínua como Base para o Crescimento
O compromisso com a renovação constante do nosso arsenal de conhecimentos e de competências deve traduzir-se em muito mais do que a simples aquisição de novas informações. Deve-se tratar de um verdadeiro investimento na nossa capacidade para permanecermos relevantes e competitivos, especialmente no cenário global atual, que em muito valoriza a adaptabilidade e a inovação.
Aprender de forma contínua é um conjunto de atividades que assume diversas formas e transcorre através de múltiplos canais, cada um com o potencial para enriquecer profundamente a nossa compreensão do mundo e de nós mesmos. Desde a leitura de um artigo que desafia as nossas convicções preestabelecidas, passando pela participação em programas de formação que nos apresentam novas disciplinas, até à participação em diálogos com parceiros de diferentes áreas de especialização, cada experiência constitui uma oportunidade ímpar para crescimento. Este processo contínuo de aprendizagem exige, claro, uma predisposição para o questionamento e para a descoberta, o desejo de explorar territórios desconhecidos com grande entusiasmo e a mente aberta para as infinitas possibilidades de transformação pessoal e profissional.
Entender a realidade como sendo uma espécie de laboratório de experiências para aprendizagem contínua requer algo mais do apenas vontade, exige uma curiosidade voraz, uma grande flexibilidade de pensamento e uma capacidade para nos maravilhar-mos com as novidades que cada novo dia pode trazer.
E também reconhecer que, para termos uma vida de aprendizagem sem limites, independentemente do patamar de experiência que atingimos ou do grau de conhecimento que vai sendo acumulado, vai sempre aparecer um novo horizonte a ser explorado.
Relações Profissionais Resilientes
A criação de uma rede de relações profissionais diversificada e empenhada é um aspecto indiscutivelmente necessário no universo empresarial.
Longe de ser uma compilação de contatos, uma rede profissional sólida é um portal para um espectro enorme de oportunidades, assumindo um papel determinante na descoberta de novos horizontes de atuação e no enriquecimento do nosso leque de conhecimento e de fontes de inspiração. Este recurso é alimentado pela frequente interação entre todos os seus membros e, sobretudo, pela estreita colaboração estabelecida sobre os conceitos de sinceridade, respeito mútuo e do interesse verdadeiro e altruísta no crescimento e no bem-estar coletivo.
Esta sinergia entre os membros da nossa rede de contactos (networking), catalisa o progresso individual de cada um e estimula a inovação e a criatividade dentro do grupo, ampliando assim o impacto e o alcance das suas ações no universo profissional.
Assim, ao estabelecermos a prioridade no fortalecimento das nossas relações profissionais, estamos, na verdade, a investir na construção e manutenção do nosso desenvolvimento contínuo e no estabelecimento de um histórico de cooperação e de excelência que ultrapassa as fronteiras do individual, contribuindo desta forma para a elevação e para o aperfeiçoamento contínuo do campo profissional como um todo.
Caríssimos, entrarmos com toda a nossa força neste mundo da revisão e renovação da nossa forma de perceber o mundo é um trabalho de notável importância, que não deve ser observado sobre a lente da simplicidade. Esta é uma odisseia de transformação que exige de nós um arsenal imenso de coragem e uma determinação incrível. Requer na mesma medida uma profunda imersão introspectiva que procure um entendimento profundo de quem realmente somos, no centro do nosso íntimo. Os frutos colhidos após todo este processo de metamorfose são extraordinários e ultrapassam toda e qualquer tentativa de atribuição de métricas. Necessitamos estar abertos para a assimilação de novos paradigmas e visões, empenhados na constante ampliação e aprofundamento do nosso repertório de conhecimento e de competências, e alicerçar a construção de uma rede de contatos interessantes e autênticos.
Desta forma vamos ser capazes de construir uma vida verdadeiramente excepcional, marcada por realizações de elevada qualidade e pela obtenção de um sentimento profundo de realização e de satisfação.
Referências:
A educação de adultos e a educação ao longo da vida, em Portugal. Recuperado de https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1585.
A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212010000200012.
A prática pedagógica e as concepções de ensino aprendizagem. Recuperado de https://archive.org/details/a-pratica-pedagogica-e-as-concepcoes-de-ensino-aprendizagem.
A supervisão como espaço de transformação - um estudo no contexto. Recuperado de https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/19604.
Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas - FCC. Recuperado de http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000100003.
Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas - SciELO. Recuperado de https://www.scielo.br/j/edur/a/y9JvZV8HZRFN3XtvJ8vf9Rk/.
Desenvolvimento profissional: Proposição de um modelo conceitual. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2018000100005.
Desenvolvimento profissional: Proposição de um modelo conceitual. Recuperado de https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-975316.
Formação de Adultos, Aprendizagem ao Longo da Vida e mudança educativa. Recuperado de https://bing.com/search?q=Pires%2c+A.+L.+O.+%282004%29.+Forma%c3%a7%c3%a3o+de+Adultos%2c+Aprendizagem+ao+Longo+da+Vida+e+mudan%c3%a7a+educativa.
Formação de adultos, aprendizagem ao longo da vida e mudança educativa. Recuperado de https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/17278.
Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios. Recuperado de https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1521466.
Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios. Recuperado de https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/view/31574/version/28050.
REVISTA DE ENFERMAGEM REFERÊNCIA - RCAAP. Recuperado de https://revistas.rcaap.pt/referencia/article/download/31574/22485/135660.
Supervisão e inovação pedagógica: Um estudo na formação inicial. Recuperado de https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/33031.
The need to belong: Desire for interpersonal attachments as a. Recuperado de https://psycnet.apa.org/journals/bul/117/3/497.
Supervisão e inovação pedagógica: Um estudo na formação inicial. Recuperado de https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/download/33031/24095/151711.
Comments